Confira nesse artigo as únicas 3 técnicas que você precisa utilizar para memorizar qualquer coisa para concursos (com vídeo):

Hoje eu quero falar sobre uma das habilidades mais importantes para a sua aprovação rápida em concursos públicos, a memorização.

De nada adianta estudar pilhas de livros e esquecer tudo no final das contas.

Aliás, essa é uma das piores formas de jogar seu tempo no lixo.

E então se você tem essa dificuldade, é muito importante que você resolva isso urgentemente treinando a sua memória.

E a primeira das 3 técnicas que eu vou compartilhar com você é a da REVISÃO SEMANAL.

Essa técnica é também a mais simples das 3 e consiste em você simplesmente escolher um dia pra revisar tudo que você estudou ao longo da semana. Pode ser o sábado a tarde por exemplo.

E sim, eu sei que você pode estar pensando bem agora que você tem muito conteúdo e que não tem tempo pra revisar, mas eu te garanto que você vai se arrepender se não fizer nenhum tipo de revisão durante a sua preparação.

Outra coisa importante ao usar essa técnica é que você vai precisar fazer anotações realmente resumidas, porque senão a coisa pode complicar na hora de revisar, então já crie os seus resumos e anotações pensando na hora da revisão.

Segunda técnica: MAPAS MENTAIS

Usando os mapas mentais, você consegue organizar os conteúdos de uma forma muito mais eficiente do que fazendo simples anotações.

Eu particularmente gosto muito de usar o Mindmeister, principalmente na hora de preparar minhas aulas.

Então o que você precisa fazer é partir de um conceito central, como por exemplo, nacionalidade no direito constitucional e ramificar em subcategorias até chegar às pontas.

Essa é uma forma otimizada de se organizar os conteúdos, e que acaba sendo mais natural para o cérebro do que aquele resumo corrido que visualmente pode não fazer sentido.

E isso pode ficar ainda melhor se você usar cores, desenhos, etc., sem contar que a revisão com mapas mentais é muito rápida e otimizada.

E agora a técnica que eu mais gosto e que mais fez diferença na minha preparação desde a prova da OAB até a minha aprovação em concursos: os FLASHCARDS.

Para utilizar a técnica dos flashcards, tudo que você precisa fazer é cortar um quadradinho de papel (ou mesmo usar usar um aplicativo do seu celular como o Anki) e escrever, de um lado a pergunta, e do outro a resposta.

A técnica funciona muito bem e eu recomendo principalmente para aqueles conteúdos mais importantes ou mais difíceis de memorizar, mas é agora que vem a parte mágica de verdade.

Conforme você for avançando na revisão das matérias, você vai categorizar as suas fichas em 3 caixas:

  • Uma que você revisa todos os dias
  • Uma que você revisa a cada 3 dias
  • e uma que você revisa uma vez por semana

Leu a pergunta e se acertou a resposta de primeira? Move para a próxima caixa.

Esqueceu ou sentiu que a informação ainda não está bem gravada? Volta uma caixa.

Fazendo isso, você vai revisar mais vezes aquele conteúdo que ainda não está bem sedimentado, ao mesmo tempo em que só vai ver esporadicamente aquela informação que já gravou bem, apenas para garantir que não vai esquecer.

E se você quiser se aprofundar mais nesse tema, pra resolver de uma vez por todas o seu problema de memória e fazer da sua mente a sua aliada em concursos, assista agora a aula do professor Renato Alves, porque eu acredito que vai te ajudar demais, afinal ele é um dos melhores do Brasil no tema.

Bons estudos,

Rafael.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza Cookies e Tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao utilizar nosso site você concorda que está de acordo com a nossa Política de Privacidade.